Palavra da moda ou tendência real?
Afinal, o que “encantamento” quer dizer? Longe de ser só mais uma buzzword, de acordo com o relatório Consumidor do Futuro 2024 da WGSN, quando falamos da tendência “encantamento” estamos nos referindo à tentativa de provocar nos consumidores uma “sensação de arrebatamento que sentimos quando nos deparamos com algo tão poderoso que é difícil de explicar”, um misto de medo e admiração. Para a plataforma de mapeamento de tendências, o encantamento será um dos sentimentos que moverá o comportamento de consumo da população ao longo deste ano.
Pesquisas apontam que o encantamento é capaz de inspirar e unir pessoas, além de ser um antídoto natural para a ansiedade:
“Uma pesquisa conduzida por neurocientistas na Alemanha apontou que as experiências de encantamento (como assistir a vídeos inspiradores) diminuem a atividade da rede padrão do cérebro, associada ao foco em si mesmo e à meditação. (…) Um estudo do Laboratório de Neuropsicologia e Tecnologia Aplicada de Milão (Itália) descobriu que as experiências diárias de encantamento podem ajudar a reduzir a depressão. Esses momentos de encantamento podem ocorrer quando alguém caminha em meio à natureza (as chamadas ‘awe-walks’, em inglês) ou escuta uma nova música. A variedade é um dos benefícios do encantamento para a saúde mental – cada experiência é pessoal, independe do nível socioeconômico.”
Consumidor do Futuro 2024, WGSN
É fácil concordar que o encantamento é um sentimento bom e desejável, então por que ele está ganhando destaque agora, especificamente? Será que as marcas não buscam evocar esse sentimento sempre? A resposta está na análise dos ciclos de comportamento do consumidor.
Uma estratégia tradicional
Não é a primeira vez que a ideia de encantamento entra em foco quando falamos de marketing, e podemos tomar como referência as estratégias da marca mais encantadora do mundo. Em 2012 o Disney Institute publicou o livro “O jeito Disney de encantar clientes” e o título rapidamente se tornou um dos queridinhos do mercado publicitário, especialmente entre profissionais e agências com foco na experiência do consumidor.
O livro descreve como, ao longo de suas muitas décadas de existência, a Disney se tornou referência em encantamento através de um rigoroso controle de qualidade do atendimento ao cliente nos parques, com base em quatro pilares: cortesia, capacidade de resposta, comunicação e personalização. Ou seja: para encantar é necessário olhar primeiro para as pessoas, e tratá-las dessa forma, e não como meros clientes.
Mas afinal, o que nos trouxe até aqui e por que esse caminho merece a nossa atenção agora?
2024 é um terreno fértil para o encantamento
Ainda de acordo com a WGSN, o fator “encantamento” ficou adormecido por alguns anos. Em tempos de crise, a reação geral da população costuma ser a busca por estabilidade, previsibilidade e tradição. Ninguém quer mais surpresas em um contexto caótico, e de 2020 a 2022 o contexto mundial foi de muita instabilidade.
O encantamento é o contrário da estabilidade: é arrebatamento, surpresa, um sentimento que nos tira da experiência cotidiana. Nesse sentido, para que as pessoas sintam prazer em desfrutar dele, elas precisam que o contexto geral compense as emoções, ou seja, esteja mais estável e sem tantas surpresas – e ao que tudo indica, é nesse contexto que entramos agora, criando um terreno fértil para o protagonismo do encantamento como tendência em 2024.
Um case para entender essa tendência
Disney traz “Acampamento Meio Sangue”, da série Percy Jackson e os Olimpianos, para São Paulo
Nossa grande referência no quesito “encantamento”, a Disney trouxe à vida um dos cenários principais da série Percy Jackson e os Olimpianos, um acampamento com atividades como “Capture a bandeira” e “Arco e flecha”, além de espaços interativos e outros elementos inspirados no universo da saga. Para os fãs da série, a ativação imersiva é uma oportunidade de viver como os protagonistas em seu mundo mitológico. A ação durou de 13 a 28 de janeiro.
A estratégia, além de impactar e encantar diretamente os consumidores que participem da ação, tem a ver com outra aposta da Fluida para 2024: as experiências “figitais”, ou seja, aquelas que misturam online e offline com ajuda da tecnologia. Nesse caso, a Disney concebeu uma experiência física — que tem um poder de encantamento mais alto do que as digitais por conta da possibilidade de estimular diferentes sentidos — para celebrar um de seus serviços digitais, a plataforma de streaming Disney+ (onde a série Percy Jackson e os Olimpianos está sendo lançada).
No entanto, é importante escolher bem como aplicar as estratégias “figitais”. Depois da pandemia houve um boom de experiências como instalações físicas e festivais patrocinados ou produzidos por marcas — o que torna essa opção, ainda que válida, menos surpreendente. Uma alternativa que pode fazer diferença para a experiência do cliente, sobretudo no setor do varejo, é investir ideias e recursos para que o “fator encantamento” esteja presente em momentos inesperados ou que normalmente são negligenciados, como a própria experiência de compra. Afinal, o encantamento está diretamente ligado à surpresa, e conforme novas experiências são criadas todos os dias, as marcas vão precisar de uma dose extra de criatividade para atingir seus objetivos; mas garantimos que valerá a pena!
Quer encantar seus clientes e se destacar no mercado? Conte com a Fluida. Nossa agência está pronta para criar estratégias personalizadas para a sua marca.
Fale com a gente agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos.